Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Riscas e Padrões

Casa nova vida nova: 5 coisas a ter em conta quando muda de casa

minimalismo, moderno, decoração, preto, sala.jpg

Depois de receber a chave da casa nova, qual a primeira coisa que faz para sentir que aquela é a SUA casa? Traz o sofá? Vai as compras para encher o frigorífico? Há uma infinidade de respostas possíveis, mas dizemos-lhe por onde começar.

Ainda que não tenha qualquer experiência em design de interiores e decoração, quando chegar ao final deste texto vais ter certamente muitas ideias e estar ansioso para por as mãos na massa.

minimalismo, branco, claro, decor.jpg1. Menos é mais. Antes de trazer os móveis da casa anterior, faz uma seleção escrupulosa do que realmente gostas, é funcional (tendo em conta os hábitos da família) e integra-se bem no teu novo lar. Todo o resto deverá ser doado a uma instituição de caridade, deitado fora (contacta os serviços de recolha de monos da tua área de residência para levantar esses móveis) ou oferecido a alguém que precise. Não precisas encher o espaço novo com imensas peças de mobiliário, menos é mais, por isso, escolhe poucos móveis de qualidade e desfaz-te dos restantes, sem remorsos, é preferível ter poucas peças especiais do que ter muitas de que não gostas.

2. Cria um foco. Escolha a estrela e faça desse objeto o ponto principal, será esse o foco para onde os olhos de quem entra na divisão se irão dirigir. Se existirem vários pontos principais o resultado será uma confusão visual, que a longo prazo torna-se cansativa e dá a ideia de estar desorganizado.  O foco pode ser um balcão central na cozinha, umas almofadas no sofá ou um quadro no quarto. Escolha algo que chame a atenção e, simultaneamente, goste de apreciar naquela divisão.

contemporâneo, roxo, luz, moderno, sala de estar.

3. Sê seletivo. Não pendure nas paredes todas as peças que tinhas na casa antiga, nem decora toda a sala com os naperon da avó só porque sim. Ao ser minimalista consegue uma decoração moderna e desimpedida, livre de objetos desnecessários e que geram poluição visual.  Imagina o quão fantástico seria ter na sua casa apenas peças que gosta verdadeiramente e que condizem contigo? O segredo é começar com o essencial e reduzir os acessórios. No nosso lar funciona a mesma regra que em relação ao nosso estilo, “antes de sair de casa, vê-te ao espelho e tira um dos acessórios” (Coco Chanel), por isso, é preciso saber quando parar de adicionar coisas.

textura, vasos, tapetes, almofadas, manta.jpg4. Textura e luz. Criar camadas, textura e pontos de luz gera interesse, deixa-nos intrigados e faz-nos sentir aconchegados. Numa divisão sombria nada se destaca e, por isso, perde o interesse e torna-se cansativo a longo prazo. Escolha um ou mais pontos de luz na divisão, seja através de umas cortinas claras ou um candeeiro ou moldura que reflete  a luz, e varia entre luz ambiente e luzes mais intensas. Também a escolha de tapetes, almofadas, mantas e quadros com textura dará a sensação de lar, de um espaço confortável e acolhedor.

sofa, sala, cadeira, mesa de centro, almofada.jpg

5. Atreve-te. Só porque preconizamos um estilo minimalista e moderno não quer dizer que não possa introduzir o seu toque pessoal no espaço, aliás, é mesmo isso que vai deixar a casa com ar de lar. Personaliza, acrescenta o seu cunho pessoal e divirta-se, se não souber bem por onde começar faz experiências, só assim saberá o que funciona e o que não funciona no espaço. Podes começar pelos padrões, pelas textura, pelas cores, ou por introduzir elementos inesperados: um cadeirão excêntrico, umas prateleiras geométricas para os livros, um candeeiro gigante ou uma parede repleta de molduras com mensagens inspiradoras ou fotos de amigos e família.